História

História

Princesa Isabel é um município brasileiro do estado da Paraíba. Foi a capital do Território de Princesa. Localiza-se à latitude 07º44'12" sul e à longitude 37º59'36" oeste, com altitude de 683 metros. Situada no sertão paraibano, à cerca de 420km de distância da capital do estado. Sua população estimada em 2016 era de 23.247 habitantes, distribuídos em 368 km² de área. 
 O Território de Princesa ou Território Livre de Princesa foi um território estadual brasileiro, de fato situado onde hoje se encontra a maior parte da Microrregião da Serra do Teixeira na Paraíba, entre esta e o estado de Pernambuco, que teve o estatuto de "território livre" entre 28 de fevereiro de 1930 e 11 de agosto do mesmo ano. Na época, tinha aproximadamente 2.130 km² de área e uma população de 20.000 habitantes. 
 A proclamação de território livre ocorreu após a chamada Guerra de Princesa, um acontecimento que possivelmente marcou a vida nacional, por ser considerado por alguns historiadores como o ponto inicial da Revolução de 1930, em que os coronéis de Princesa, revoltosos com a administração do então presidente da Paraíba, João Pessoa, resolveram proclamar independência do Território em relação ao Estado da Paraíba, sendo a partir desta data, subordinado diretamente ao Governo Federal. 
O Território Livre de Princesa ganhou projeção nacional e internacional. Tinha suas leis próprias, hino, bandeira, jornal próprio, ministros e até exército. Lampião recebeu convite do delegado de polícia de Piancó, para lutar contra os revoltosos de Princesa e o órgão da imprensa norte-americana, TIME, dedicou uma longa matéria a respeito do Território Livre de Princesa. 
Quando o presidente João Pessoa foi assassinado pelo advogado João Duarte Dantas, de Teixeira, por motivos pessoais/políticos, a força do movimento armado de Princesa se perdeu. O Presidente da República, Washington Luiz, decidiu terminar com a Revolta de Princesa e o José Pereira não ofereceu resistência. Conforme acordo prévio, seiscentos soldados do 19º e 21º Batalhão de Caçadores do Exército, comandados pelo Capitão João Facó, ocuparam a cidade em 11 de agosto de 1930, pondo fim oficialmente ao Território Livre de Princesa. 
 José Pereira deixa a cidade em 5 de outubro do ano corrido. Depois de anistiado, em 1934, foi residir na fazenda Abóboras em Serra Talhada, Pernambuco.     

Tempo
Princesa Isabel - PB
Mín 19ºC
26º
Máx 33ºC
Parcialmente nublado

Mais Lidas